ITweb - Criação de Sites em Sergipe

Blog

Logomarca não existe?

Logomarca não existe?

  • 07/03/2017

 E muito comum ouvir um cliente ou outra pessoa falar "logomarca", ou ler uma matéria e encontrar a palavra referindo-se a representação visual de uma empresa ou marca. No mercado publicitário é praticamente inexistente a palavra e causa muitas discussões do que é certo ou errado dizer.

   Mas qual o conceito de Logo, logotipo e logomarca?
 A origem da palavra logo vem do grego "logos" que quer dizer "significado". Já "typos" significa símbolo ou figura. E então aí temos o logotipo, que consiste na representação/significado visual de uma marca ou empresa, com um tipo de letra característico.
Porque confundimos tanto com logomarca? No dicionário encontramos a palavra com a seguinte definição: “conjunto formado por letras e/ou imagens, com design que identifica, representa ou simboliza uma marca”
 A palavra marca vem do germânico "marka" e tem o mesmo significado da palavra logo. Sendo assim, logomarca quer dizer "significado do significado", o que não faria sentido nenhum. Porém a palavra existe no dicionário e em muitos livros da área. É errado? Do ponto de vista do significado literal, sim, é um mero neologismo – coisa de brasileiro, mas, tem quem afirmar que a palavra está correta pois ela existe no dicionário.