ITweb - Criação de Sites em Sergipe

Blog

Adidas deixa de investir em TV e aposta tudo no Digital

Adidas deixa de investir em TV e aposta tudo no Digital

  • 28/03/2017

Toda a indústria de marketing de consumo têm lutado com o papel dos canais digitais e seu impacto sobre a compra de mídia tradicional. Até o final da década de 1990, a TV era considerada inquestionável como a mídia campeã para a construção de uma marca, mas como o marketing de conteúdo ganhou força e à medida que os canais digitais se multiplicaram, o número de estrategistas de mídia se multiplicou. Isso é mais do que simplesmente um uma troca de canais de mídia. O que a Adidas, a Nike, a Air BnB, a Unilever e outras marcas digitais de ponta perceberam é que o conteúdo e as experiências podem criar marcas de forma tão eficaz como a publicidade tradicional no passado.

Adidas tinha desfrutado do sucesso como pioneiro em marketing digital, com websites fortes no início dos anos 2000. Eles começaram a pensar em dispositivos móveis – muito antes do lançamento do iPhone – através de ringtones, ofertas e parcerias de música com artistas como Macy Gray. O desenvolvimento mais recente é simplesmente as interações continuadas de um modelo de marketing em evolução.

A Adidas decidiu abandonar de vez a publicidade em televisão e investir somente em mídias digitais. Em entrevista a rede norte-americana de TV CNBC, o diretor-executivo da empresa, Kasper Rorsted afirmou que sua empresa focará prioritariamente os canais digitais em busca de jovens consumidores, um demográfico crucial para suas linhas de roupas e acessórios esportivos.

“É claro que o consumidor mais jovem se envolve conosco predominantemente a partir de um celular, o envolvimento digital é importantíssimo para nós, você não vê nenhuma publicidade na TV mais.” disse Rorsted.

Rorsted assumiu o comando da Adidas no ano passado e colocou o aumento das vendas de varejo digital no centro de sua estratégia, visando aumentar as receitas de toda a companhia de 1 bilhão de euros em 2016 para 4 bilhões de euros até 2020. Ele tem sido elogiado por ter impulsionado significativamente as vendas de comércio eletrônico enquanto esteve no comando da empresa alemã de produtos químicos e bens de consumo Henkel.

No processo de reestrutura de sua presença digital, impressão em 3D e novos métodos de fabricação dos seus produtos são parte do planejamento. Recentemente, cerca de 25 influenciadoras, entre elas, a blogueira Robin Arzon e a personal trainer Zanna van Dijk, foram contratados para impulsionar a presença da marca no mercado esportivo feminino.

É tudo sobre recursos digitais
Muitas marcas continuam tratando o marketing digital e as capacidades digitais como pequenos complementos à sua abordagem já existente: feeds de conteúdo de mídia social simples, publicidade em vídeo online e um site para obter informações sobre produtos. A Adidas tem assistido seu concorrente chave (Nike) reorientar seus negócios em torno de um rico ecossistema de marketing digital, e eles estão aplicando abordagens semelhantes.

Adidas disse em seu relatório anual que quer diminuir a relação de despesas de marketing de parcerias para menos de 45% até 2020.

Em uma carta aos acionistas no relatório anual da Adidas, Rorsted disse:

“Um tópico estratégico que vai transformar a nossa empresa nos próximos anos é o mercado digital. O Digital toca nossa empresa em todos os pontos ao longo do fluxo de valor – como nós projetamos, desenvolvemos, fabricamos e vendemos nossos produtos. Hoje os sites Adidas.com e Reebok.com são as nossas lojas de maior crescimento e vamos acelerar ainda mais os nossos investimentos nesta área para criar vantagens competitivas através desse meio. Criar as nossas capacidades digitais, finalmente, também nos ajudará a fazer um trabalho melhor na melhoria da margem.”

Adidas: Seguindo a liderança da Nike em marketing digital?
Rival da Adidas e líder do mercado, Nike fez a mudança para um foco no marketing digital já em 2009 em muitos mercados digitalmente avançados. Reconhecendo a necessidade de estar mais perto dos consumidores e de que os consumidores estavam rapidamente mudando sua atenção para o on-line, a Nike optou por gastar na publicidade televisiva em favor de mensagens digitais mais precisas e direcionadas.

Nike é uma das primeiras marcas a se concentrar na qualidade e produção de conteúdo, e também no orçamento para promovê-lo ao público, que muitas vezes tem mais sucesso do que a abordagem oposta. Sabendo que a marca pode envolver os consumidores em um número quase ilimitado de maneiras, a Nike escolhe os melhores canais para alcançar os objetivos da campanha, ao invés dos canais padrões.

Há um espírito de experimentação de tentativa e erro incorporados na cultura da empresa, bem como um ciclo contínuo de avaliação e aprendizagem. Isso permite que a marca encontre novas maneiras de se comunicar com os consumidores, experimente o design do produto, ambientes de varejo e como os consumidores podem experimentar os produtos da Nike.

Em 2016, a Nike nomeou seu primeiro diretor digital, Adam Sussman, um papel que supervisionará todos os produtos e serviços da Nike.com, da Nike + e da miríade de propriedades digitais da marca. Este é o próximo passo lógico para uma marca inovadora que agora está sendo desafiada por concorrentes tradicionais e novos, como Adidas e Under Armour, e destinado a garantir que o foco futuro é não vacilar.

Leia a matéria completa da CNBC.

Como minha empresa pode começar a investir em meios digitais?

As mídias Digitais são os meios de comunicação mais baratos para investir e com um alto retorno, isso foi um dos principais motivos para que a Adidas deixar de investir em publicidade na TV e apostar todos os recursos em publicidade digital. Por ser de baixo custo, qualquer empresa, por menor que seja, pode investir em meios digitais e obter um grande retorno com isso.

Mas como começar?  Com serviços que vão desde criação de Site, Publicidade Online à gerenciamento de redes Sociais,  a itweb é uma agência que irá ajudar a sua empresa a entrar de vez na era digital, e com isso alcançar mais clientes realmente interessados no que sua empresa tem a oferecer.