Blog

ITWEB: marca de responsabilidade social e comunicação

ITWEB: marca de responsabilidade social e comunicação

  • 28/11/2016

Extraído de: http://itnet.com.br/noticia/31039/itnet-web-marca-de-responsabilidade-social-e-comunicacao

Por Iane Gois/DRT 1458/SE

Missão, visão, valores, investimentos, metas estão entre as terminologias mais propagadas no ramo empresarial, cada uma com a sua especificidade e todas com um fim comum: a sustentação no mercado capitalista. Atualmente, porém, garantir tal estabilidade exige mais que o financeiro e, ante os impactos diretos que os acontecimentos refletem na sociedade, a responsabilidade social revela-se fator decisivo para o crescimento das corporações.

É em meio a esse processo de mutação industrial em larga escala, em que inúmeras transformações de ordem econômica, política, social e cultural que se adaptam aos novos modelos de relações entre instituições e mercados, organizações e sociedade, que empresas dos mais distintos segmentos têm buscado cada vez mais integrar em sua rotina diretrizes para uma gestão socialmente responsável baseadas na ética, transparência, sustentabilidade e envolvimento social, fatores que influenciam diretamente na legitimidade da organização perante o seu público interno e externo.

Exemplo de gestão eficiente integrada à Responsabilidade Social Empresarial (RSE) pode ser observado na ItWeb, em Itabaiana (SE), uma empresa de desenvolvimento de websites, publicidade, lojas virtuais e soluções online, e mantenedora do maior portal de jornalismo do interior sergipano (www.itnet.com.br), que há 15 anos amplia, apoia e incentiva ações diversas que vão desde a esfera da comunicação, através do exercício imparcial do jornalismo diário, ao desenvolvimento sustentável, por meio do engajamento em performances de sustentabilidade em parceria com instituições de ensino superior.

De acordo com Jeferson Machado, sócio proprietário no empreendimento, a percepção de que a empresa tem papel amplo, principalmente no que se refere à persuasão e formação de opinião, ratifica a assertividade no modelo funcional diariamente adaptado em prol de resultados compartilhados.

"Antes de empresário, sou cliente. A consciência de que preciso produzir com base além dos lucros leva a um processo complexo, mas necessário. Se almejo um cenário de igualdade, preciso estudar de que forma posso contribuir com isso. Se entendo que a prática esportiva é uma política pública capaz de modificar a realidade de jovens, devo buscar meios de efetivação. E é essa estratégia que tem nos feito acertar", relatou Jeferson.

Jeferson Machado (direita) e Jamyson Machado (esquerda), diretores do Portal e TV Itnet
Jeferson Machado (direita) e Jamyson Machado (esquerda), diretores da ItWeb

Indagado sobre o cotidiano dos profissionais e o envolvimento deles em uma organização voltada para a RSE, o jovem empreendedor foi enfático: "Há três anos estamos diretamente ligados na realização da Bienal do Livro, o maior evento literário no interior de Sergipe. Somos apoiadores diretos dos eventos culturais mensais na Praça Chiara Lubich, desenvolvemos ações de incentivo ao ‘Grupo Formiguinhas', dentre tantas outras atividades. Isso é cultura, e exige esforços, recursos humanos, integração. Respondendo, minha equipe respira, pensa e atua voltada para essa que já é mais que realidade, uma característica".