Black Friday 2022: 10 dicas para você vender mais

Você tem pouco tempo pra colocar em prática, mas vem com a gente que ainda dá pra aproveitar!

E aí, como está sua empolgação para a Black Friday deste ano?

Se você ainda está em busca de melhorias para dar conta de tudo e um pouco “preocupado(a)” por ter um tempo curto para implementar coisas novas, não se preocupe!

A gente te explica neste artigo o que fazer, o que priorizar e com quem contar para o seu evento de vendas ser épico. Vamos lá?

Black Friday 2022: 10 dicas para você vender mais

Black Friday

A Black Friday já se consolidou como o maior evento do varejo online brasileiro. Em novembro de 2021, as vendas pela internet (e-commerce, redes sociais, WhatsApp…) superaram R$ 4 bilhões somente no Brasil (Fonte); esse número representa um aumento de 5% a mais em relação a 2020.

Ainda segundo essa pesquisa 53% dos entrevistados consideram a Black Friday o melhor evento de vendas do ano.

26% concordam que o evento oferece uma oportunidade de fazer um bom negócio (Fonte).

Este ano, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro. E, a meses de distância do evento, 50% dos consumidores já estavam afirmando que pretendem comprar algum produto, segundo uma pesquisa da Inteligência de Mercado da Globo.

Quer começar a preparar o seu negócio para a principal data comemorativa do varejo?

12 dicas de como vender na Black Friday

1. Antecipe as promoções de Black Friday

Em 2021, os clientes começaram a pesquisar preços e ofertas com até um mês de antecedência da Black Friday.

Inicialmente a Black Friday era somente um dia, porém ao longo dos anos as lojas passaram a antecipar e estender o período, ampliando a capacidade de compra para o consumidor.

Em vez de focar as ações promocionais somente no dia da Black Friday, as empresas diluem suas ofertas ao longo da semana ou, até mesmo, do mês do evento. São as estratégias de Black Week e Black November, respectivamente.

Assim, os compradores têm tempo para acompanhar os preços e encontrar as melhores promoções, enquanto as lojas aumentam sua visibilidade e potencializam as vendas ao longo de um período maior de tempo.

2. Não engane o consumidor

Os clientes costumam ter uma noção dos preços antes da Black Friday. Portanto, não adianta força a oferta, simulando vantagens. Ofereça promoções verdadeiras e que sejam realmente vantajosas para o consumidor.

Tentar enganar o consumidor pode levá-lo a divulgar negativamente o seu negócio, seja no “boca a boca”, como nas redes sociais, classificando-o como “Black Fraude”.

Confira algumas ideias de ofertas:

  • descontos em determinados itens ou categorias;
  • kits ou combos de produtos;
  • brindes e amostras grátis;
  • descontos progressivos;
  • cupons de descontos;
  • descontos em lojas parceiras;
  • descontos no frete;
  • promoções relâmpago.

3. Trabalhe com os produtos mais desejados

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo, e muitos consumidores passam o ano inteiro esperando que ela chegue para comprar coisas que desejam muito. Um dos maiores erros dos comerciantes é aproveitar a ocasião para simplesmente diminuir os preços de produtos encalhados no estoque, pelos quais ninguém se interessou.

Se você realmente quer atrair novos clientes e fidelizá-los, use a Black Friday para oferecer o que a sua empresa tem de mais interessante. Nesse período, muitos comércios estão preparando ofertas atrativas, e se você não fizer o mesmo, vai acabar ficando para trás.

Quais serão os produtos mais procurados na Black Friday?

  • 34% Roupas e acessórios
  • 33% Smartphones
  • 33% Eletrônicos
  • 27% Calçados
  • 27% Eletrodomésticos
  • 26% Perfumes e cosméticos
  • 23% Computadores
  • 20% Móveis
Black Friday 2022: 10 dicas para você vender mais

4. Prepare o estoque de produtos

Se vai ofertar determinado produto é preciso preparar o estoque para não perder vendas.

Certifique-se de que o estoque dos produtos que entrarão em promoção esteja bem abastecido e, a sua equipe de vendas, apta a atender mais clientes.

5. Divulgue sua campanha

Não adianta ter estoque e oferta se o cliente não souber de sua existência. Crie uma campanha especial de Black Friday, com uma identidade visual chamativa e um slogan criativo, e divulgue as suas ofertas!

Aproveite e divulgue a sua campanha nos canais que mais se encaixem no seu negócio:

  • conteúdos nas redes sociais;
  • anúncios pagos nas redes sociais e Google;
  • listas de transmissões no WhatsApp;
  • campanhas de e-mail marketing;
  • campanhas na sua loja virtual;
  • campanhas nos marketplaces;
  • parcerias com influenciadores digitais;
  • live commerce.

6. Aproveite o grande evento do ano: Copa

Este ano, a data da Black Friday coincide com a semana de início da Copa de futebol. Essa é uma excelente oportunidade para alavancar ainda mais as suas vendas.

Um estudo da Globo revela que 56% dos consumidores pretendem comprar algum produto por conta da Copa, destes, 72% destes também têm a intenção de comprar na Black Friday.

Portanto, vale fazer ofertas especiais para os consumidores se prepararem para a Copa, sobretudo nos segmentos de Roupas e Acessórios, Eletrônicos, Alimentos e Bebidas.

7. Diversifique os canais de vendas

Se você ainda não pratica as vendas pelo WhatsApp e redes sociais vale a pena considerar ampliar os canais do seu negócio.

Algumas opções que você pode explorar são o Instagram Shopping, a loja do Facebook e o WhatsApp Business. Você pode iniciar as vendas nessas plataformas e, então, direcionar o cliente para o seu e-commerce ou para um link de pagamento para que ele finalize a compra.

Das ferramentas acima, em 2022 o WahstApp merece um destaque maior: A taxa de abertura de mensagens nesse canal ultrapassa os 95%, ou seja, é alta a probabilidade do cliente tomar conhecimento da oferta enviada via esse tipo de serviço. Além disso, mais de 65% dos clientes declaram que se sentem à vontade para se comunicar com as marcas por meio desses aplicativos.

Outro detalhe importante:

2020 e 2021 foram períodos de muito aprendizado para as pessoas neste ambiente, uma vez que boa parte da população passou a ficar mais tempo em casa e, assim, teve que utilizar as ferramentas online para realizar suas atividades.

Black Friday 2022: 10 dicas para você vender mais

8. Ofereça incentivos para que ele volte a comprar

Uma estratégia para vender na Black Friday com um investimento mais baixo é realizar campanhas de recompra.

Ou seja, incentivar clientes que já fizeram algum pedido na loja a comprar novamente, de forma a fidelizá-los e aumentar as vendas do e-commerce. Para isso, ofereça benefícios exclusivos, como descontos e brindes especiais.

Se os consumidores tiveram uma experiência positiva com o seu negócio no passado, você tem boas chances de incentivar uma nova compra na Black Friday.

9. Treine seu time de atendimento e vendas

Uma das grandes queixas do público durante a Black Friday é o atendimento ineficiente das lojas.

Nunca deixe de atender uma pergunta, dúvida ou solicitação de qualquer cliente. Um bom atendimento cativa o cliente.

Deixe os seus canais de atendimento sempre abertos e receptivos, facilite o acesso do cliente a eles, sempre que ele precisar.

Importante lembrar, também, que a experiência do cliente nunca termina quando ele confirma o pedido. Portanto, o pós-venda é o passo mais importante para fazer com que o cliente volte a comprar de você.

Entre em contato com o mesmo para saber a sua satisfação com o produto ou serviço. Se precisa de alguma dica ou ajuda. Mostre que está disponível e que o seu desejo é vê-lo satisfeito com a sua compra.

10. Comece agora e só termine em 2023

A Black Friday marca o início de uma temporada de compras que só termina em 2023, quando chega a época das liquidações.

Logo após a Black Friday, temos as compras de Natal e fim de ano, e logo a seguir, no início de 2023, as liquidações.

Assim, prepare seu estoque, ofertas e estratégias para manter os eventos em sequência e de forma a manter o caixa da sua empresa faturando continuamente.

Conclusão

Como você pode ver, a Black Friday apresenta um potencial imenso para vendas. O segredo para obter sucesso nessa data tão importante é fazer um planejamento assertivo para atender os consumidores da melhor forma possível.

Ao conquistar e superar as expectativas da clientela na Black Friday, você terá muito mais chances de fidelizar os compradores e, assim, maximizar as vendas do seu negócio a longo prazo.

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Black Friday 2022: 10 dicas para você vender mais

Fontes:

  • Associação Comercial de São Paulo;
  • Blog Pagar.me;
  • Blog Jet;
  • Blog HiPlataform;
  • Mercado da Globo;
  • Portal G1;
  • Google.

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