Entenda a diferença entre Agência Digital e Agência de Publicidade

Muitas pessoas se confundem e acreditam que agência de marketing digital ou agência digital e agência de publicidade são a mesma coisa. Se você se identificou, esse texto foi elaborado pra você!

Ambas atuam no mesmo mercado de marketing: publicidade e propaganda, porém existem pequenas diferenças entre elas e que fazem bastante diferença na hora de traçar a estratégia de marketing para os resultados que a empresa deseja receber.

Entenda a seguir um pouco mais como as agências funcionam e como escolher qual a mais adequada para a sua empresa crescer.

Pequenas diferenças, grandes negócios

Para quem acompanhou a nossa postagem anterior “O que é Agência Digital e o que ela faz?” pode entender um pouco melhor como funciona uma Agência Digital. Apesar de novo comparado a toda trajetória do mercado publicitário, o conceito de Agência de Marketing Digital ou Agência Digital tem ganhado bastante notoriedade e chamado a atenção por sua efetividade, principalmente no quesito em se adaptar rápido e gerar resultados frente às constantes mudanças no comportamento do consumidor.

Conforme citado em nosso artigo linkado acima, as Agências Digitais trabalham com ações na internet, ou seja, marketing e publicidade online, seja em sites, mídias sociais, e-mail marketing, entre tantas outras

Já as tradicionais Agências de Publicidade são as especialistas em estratégias de marketing off-line, ou seja, divulgações em TV´s, rádio, jornais, outdoors e impressos. É até aceitável que cheguemos ao seguinte pensamento: Agência Digital atua na internet; e Agência de Publicidade, fora da internet.

Dessa forma, as duas trabalham com planejamentos para seus clientes de formas diferentes. Tanto no planejamento e execução, quanto no investimento necessário.

E por falar em investimento, qual cabe em meu orçamento?

As Agências de Publicidade costumam necessitar de um investimento maior, haja vista os custos dos canais de veiculação também serem maiores, como por exemplo a publicidade na televisão ou rádio, o que acaba não sendo problema para empresas que dispõe de um capital maior e capacidade de investimento para tal.

Já o Marketing Digital apresenta custos menores, devido às diversas possibilidade e facilidades que a internet nos apresenta. Além disso, os resultados são mais fáceis de serem medidos através da imensidão de relatórios e ferramentas disponíveis no mundo online.

Para ficar mais fácil de visualizar, imagine os custos relacionados à produção de um comercial para a TV. Depois, reflita sobre a quantidade de possíveis clientes que essa iniciativa trará de forma direta para a sua empresa. Agora reflita também sobre os custos em produzir uma simples peça digital e veicular nas mídias sociais, direcionadas diretamente para um público-alvo que você necessita despertar a atenção. Com esse cenário, começará a entender a diferença básica entre os dois tipos de estratégia.

Marketing Digital x Marketing Tradicional

Outro fator a ser considerado é a perda de força da publicidade tradicional. Normalmente o consumidor não gosta de ser interrompido pelas “propagandas” durante a sua atividade na TV, filme ou no panfleto no semáforo.

Já o Marketing Digital, principalmente as ferramentas de Marketing de Conteúdo permitem dar uma liberdade maior em só exibir algo para alguém que realmente desejaria ver, e consequentemente, consumir ou comprar.

Devo então cancelar minha Agência de Publicidade e trabalhar somente com o Digital?

Escolher entre uma Agência de Publicidade e uma Agência Digital depende muito dos objetivos de sua empresa.

Se a sua necessidade é, por exemplo, montar uma estratégia de organização física de sua empresa, com um logotipo adequado, uma comunicação visual, fachada e papelarias que transmitam credibilidade e confiança, uma Agência de Publicidade é o ponto-chave para definir toda essa estratégia de comunicação e marketing de sua empresa.

Já para outro exemplo como, atrair mais consumidores para um produto ou promoção específica, ou fazer com que as pessoas saibam onde a sua empresa fica e o que ela oferece, oferecer e vender o seu produto na internet aumentando a receita, ou até mesmo convidá-las para um evento ou promoção, é aí que o universo gigantesco de possibilidades do Marketing Digital entra.

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1 comentário

  1. Paulo Ribeiro Cardoso Responder
    1 de junho de 2018 at 04:20

    Artigo muito interessante! Este é um tema importante nesta época de mundança para o digital. Tem série de implicações, desde as escolhas dos clientes em relação às agências, até à eventual transformação dentro das agências de formato mais tradicional. Parabéns pelo vosso trabalho!

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