Entrevista Blog Marketing Campus: Agências de publicidade e agências digitais na era da comunicação online (Entrevista com Jeferson Machado da ITWEB)

Reproduzido de https://marketingcampusblog.wordpress.com/2018/07/04/agencias-de-publicidade-e-agencias-digitais/

Com o desenvolvimento do marketing digital, o mercado das empresas de comunicação tem sofrido sucessivas transformações. Uma delas é o aparecimento de novos players. No passado este mercado era, em grande parte, ocupado pelas tradicionais agências de publicidade. Hoje, coexistem diversos tipos de empresas de marketing e comunicação como é o caso das agências digitais.

Neste artigo temos como convidado Jeferson Machado, da agência ITWEB (Brasil), que nos vai ajudar a compreender melhor este momento de mudança. Agradecemos desde já a sua disponibilidade para colaborar com o Blog Marketing Campus.

Como poderíamos explicar o surgimento das agências digitais?

Jeferson Machado (JM): É indubitável que a internet está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas. Dessa forma, ela passa a ser cada vez mais o maior veículo de conteúdo acessível à população. As agências tradicionais, que antes se focavam em veículos off-line, passaram a sofrer uma espécie de seleção natural: as que se adequam ao mundo virtual, ou as que escolhem não se adequar. Claro que as mídias off-line continuarão a existir, porém esse mercado torna-se cada vez menor, forçando as agências a tomarem a decisão de qual caminho escolher: com ou sem marketing digital em seus serviços. Cabe a cada empresa avaliar os riscos calculados, bem como benefícios, da escolha a tomar.

Quais são as principais diferenças entre uma agência de publicidade e uma agência digital?

JM: Eu procuro facilitar esse entendimento chamando a atenção para a área de atuação de cada uma. A agência de publicidade tradicional costuma atuar em estratégias para meios off-line, tais como TV, Rádio, Outdoor, Imprensa, entre outros. Já as agências digitais trabalham com suas ações voltadas exclusivamente para a internet, ou seja, marketing e publicidade online.

Como irão evoluir as agências ?

JM: Acredito que o mercado de publicidade off-line ainda deverá perdurar por muito tempo no mercado. Porém, com uma participação bem menor que nas décadas anteriores. Eu vejo o marketing digital como uma evolução das mídias tradicionais, surgindo como uma opção a mais nas estratégias de marketing. Existem agências no mercado que atuam em todas essas áreas em conjunto, como por exemplo as agências 360º. É como se elas tivessem sido no passado apenas uma agência tradicional que resolveu integrar o marketing digital em seu portfólio.

Assim, acredito que o mercado comportará basicamente os três tipos: agências somente off-line (tradicionais), agências somente on-line (agências digitais) e agências integradas (atuando tanto no off-line como no on-line.). Nós, da ITweb Agência Digital, optamos por focar somente no Marketing Digital, pois há muitas oportunidades a serem exploradas nesse ambiente.

Estes diferentes tipos de agência são concorrentes ou complementares?

JM: Como há uma infinidade de empresas no mundo, existem também enormes diferenças nas necessidades destas. Cada necessidade de uma empresa poderá ser atendida por um ou outro tipo de agência. Ou, até mesmo, pelos dois tipos de agência, ou por uma agência que execute tudo isso de uma só vez e de forma integrada.

Assim, é possível coabitar harmoniosamente no mercado, sabendo identificar os potenciais clientes e oferecer suas soluções para eles. Não será obrigatoriamente necessário que uma agência passe a atuar em todas as áreas ao mesmo tempo, pois há bastante mercado a ser dividido entre elas e com maior foco na atuação. Quanto maior o foco, melhores os resultados.

Que tipo de agência poderá melhor servir um pequeno negócio?

JM: Tudo vai depender da necessidade atual do pequeno negócio. Vamos supor que o mesmo ainda não se encontra em funcionamento e precisa de um logótipo, identidade visual, fachada, uniforme, processo interno de vendas, etc. Nesse caso ainda é a vez da agência de publicidade entrar em campo e fazer a sua atuação. O mesmo pode ocorrer em ações promocionais, onde o público-alvo precisa do contato presencial, como degustações, desfiles, entre tantas outras ações.

Agora vamos a outros casos: uma empresa que deseja ser encontrada com mais facilidade, gerar ou atrair mais clientes, tornar-se referência e assegurar mais credibilidade no mercado, alcançar uma região e público-alvo maior… Enfim, há uma série de opções e objetivos que poderão ser atingidos através das estratégias de marketing digital das agências digitais. Ressalto mais uma vez: tudo vai depender da necessidade apontada para o negócio do cliente.

Quando escolher um ou outro tipo de agência?

JM: A primeira observação que faço é: uma empresa sempre terá a necessidade de melhorar algo. Não há nada que não esteja tão bom que não possa ser melhorado. A partir do momento em que o diretor ou gestor da empresa sente essa necessidade, o primeiro passo é procurar uma solução. Algumas situações eu indiquei na resposta anterior, e outras podem ser descobertas ao fazer uma avaliação junto da agência.

Na ITweb Agência Digital nós costumamos realizar uma avaliação de como anda o marketing do cliente, na primeira visita. E, se o cliente necessitar de uma estratégia que não possa ser respondida por nós, então recomendamos agências parceiras nossas para tal fim, como algumas agências que atuam nas mídias off-line.

Sugestões para os jovens licenciados em marketing e comunicação

JM: Sou suspeito pelo veredicto que darei, afinal sou apaixonado pelo marketing digital desde 16 de junho de 2010, dia em que a ITweb Agência Digital foi fundada. Na verdade até mesmo bem antes, em 2001 quando tive o primeiro contato com o mundo online. Fica aqui a minha recomendação: invistam e busquem conhecimento no marketing digital.

Tem muita coisa nova surgindo, como big data, internet das coisas, realidade virtual e tantas outras. A evolução é rápida e dá oportunidade a todos de a acompanharem. Basta observar um pouco do que está acontecendo agora com as indústrias, que estão passando pela mudança da indústria 4.0 em sua nova fase da revolução industrial. Assim já está acontecendo também com as agências, o marketing e a publicidade. É uma nova era, que está aberta a todos que desejem desfrutar desse conhecimento.

As opiniões e dicas do Jeferson Machado, da IT WEB, ajudaram a compreender melhor a diferença entre agências de publicidade e agências digitais, além de colocar um foco de luz em todo o fenómeno envolvente.

O marketing e a comunicação sofrem um período de forte evolução no qual se multiplicam os canais de comunicação com o consumidor: on e off-line. As agências de publicidade e as agências digitais ajudam as marcas a sobressair em ambas as dimensões. Cabe às empresas identificarem as suas necessidades e recorrerem às agências que melhor podem responder a esses desafios.

Agradecemos mais uma vez ao Jeferson pela sua disponibilidade.

Para terminar deixamos mais alguma informação sobre o nosso entrevistado e a sua empresa:

JM: A ITweb Agência Digital é uma empresa situada na cidade de Itabaiana, interior do estado de Sergipe, e que procura atender a essa nova necessidade que o mercado vem apontando cada vez mais, que é o marketing digital. De forma criativa e inovadora, buscamos oferecer soluções na internet que venham a satisfazer ao máximo as necessidades dos nossos clientes e atingir os resultados esperados.

Se gostaste do artigo, partilha com colegas e amigos que se possam também interessar pelo tema.

(Icon made by Freepik from Flaticon: www.flaticon.com)

Deixe seu comentário

Por favor seja educado. Nós apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos obrigatórios serão marcados.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.