Nos últimos dias, duas das maiores franquias de alimentação do mundo, o McDonald’s e o Burger King, deram um show em ações publicitárias que sacudiram o mercado. Confira a seguir o que cada marca fez e quem saiu ganhando nessa história.
McDonald’s e BBB21, a “Festa do Pijama” que travou o iFood
Com um patrocínio estimado de R$78 milhões na cota “Big” do Big Brother Brasil 21, a franquia parece ter recuperado rapidamente o investimento no programa com diversas ações realizadas no mesmo.
Mas, a que merece maior destaque foi a “Festa do Pijama” que ocorreu no sábado, 13/03. Com direito ao cardápio completo da franquia, a festa despertou em inúmeros telespectadores o desejo de comer um méqui.
Rapidamente a marca dominou as redes sociais e buscas na internet. E, em determinado momento da festa, o iFood chegou a travar com tantas pessoas tentando pedir um lanche, pois a transmissão do programa exibia um QR Code que dava direito a um desconto especial para pedidos feitos na plataforma.
Com o momento da pandemia pelo COVID-19, restaurantes fechados ou limitados, e com as pessoas em casa, nada melhor que unir o útil ao agradável: delivery com desconto.
E não para por aí! O McDonald’s lançou um box exclusivo para a festa, o Méqui BBBox, edição limitada com direito a um brinde exclusivo da festa do pijama. O que impulsionou ainda mais os pedidos de delivery.
Confira a fala do João Branco, CMO do McDonald’s Brasil: “Essa é nossa maneira de evidenciar que o Méqui é uma marca democrática e que tem o poder de transformar simples momentos em experiências deliciosas, como curtir um Méqui de pijama, no conforto do seu sofá, enquanto dá uma espiadinha na casa mais vigiada do Brasil. Por meio de todos os nossos canais digitais, oferecemos a melhor conveniência e comodidade para atender as necessidades do nosso consumidor”.
Essa é sem dúvidas uma das ações de marketing, que une a TV com a internet, que ficará na história da publicidade brasileira. E, até mesmo quem não curte a franquia, tem que tirar o chapéu para esse sucesso.
Burger King não deixa barato e compara Whopper a Big (Piii)
Não é a primeira vez que a marca realiza campanhas inusitadas com provocações aos seus concorrentes. Em 2019, o BK batizou o seu Mega Stacker com o slogan “Tudo Isso”, em provocação ao slogan da sua concorrente “Amo Muito Tudo Isso”.
Dessa vez, o alvo, coincidência ou não, foi novamente o McDonald’s, com um post em suas redes sociais onde compara Big Mac com o Whopper, carros chefes das duas franquias. A brincadeira começa com a frase “Whopper é pra quem tem fome de verdade”, em alusão ao slogan da concorrente “Fome de Méqui”.
As postagens contam com diversos comparativos divertidos, tais como “Whopper: bem mais Big que o Big (Piii).”, ou então, “O sonho do Big (Piii) é crescer e virar Whopper.”
Sem dúvidas, a franquia foi parar nos trending topics de diversas redes sociais e mecanismos de buscas, o que culminou no mesmo resultado da festa do pijama acima, diversos pedidos nos aplicativos de delivery e lucros bem vantajosos para a marca.
Quem venceu essa disputa?
Com ambas as marcas faturando bastante com essas ações, no final ambas vencem. E com certeza, o respeito entre ambas continua a existir. Afinal as ações de marketing não são para que uma marca derrube a outra, mas sim gerar vendas e lucros, resultados esperados por qualquer empresa.
E você, vai de que hoje, méqui ou BK? Conta pra gente nos comentários ou em nossas redes sociais.