7 dicas para divulgar o seu restaurante e superar a crise

Um dos setores que tem mais sofrido impactos nessa pandemia é o de bares e restaurantes. Em alguns casos, os empresários têm mais custos para funcionar do que para manter os restaurantes fechados. Uma decisão difícil de ser tomada.

Algumas dicas simples de gestão podem ajudar o setor a superar a crise causada pela pandemia, tais como:

  • Reduzir os custos;
  • Renegociar com fornecedores e locadores;
  • Fazer promoções;
  • Se possível, implantar delivery.

7 dicas de marketing de como divulgar o seu restaurante e atrair clientes

1. Produza fotos atraentes

Lembra do velho ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Não adianta ter uma rede social ativa ou cardápio no delivery, se você não investe na produção de fotos profissionais. Hoje em dia a imagem conta bastante, principalmente nesse setor.

Portanto, faça fotos pensando na estética do prato, tornando-o suculento e apetitoso ao primeiro olhar.

Arrume o prato, a mesa, o local e produza a foto com boa iluminação e qualidade. Se puder, trate a foto em programas ou aplicativos, para remover elementos não desejados e deixá-las com tons mais próximos do natural.

2. Use e abuse das redes sociais

Com a pandemia e as recomendações de ficar em casa, o consumo de internet aumentou significativamente. Os brasileiros estão passando em média 3h30min diárias nas redes sociais (dados da Global Digital Overview em 2020). Ou seja, o Instagram e Facebook tornaram-se uns dos canais mais acessíveis e eficazes para você divulgar os seus pratos.

O recomendado é seguir o básico do Marketing Digital. Invista em boas fotos, construa um planejamento de publicações e não deixe de interagir constantemente com os seus seguidores.

Seguidor de perfil de restaurante nas redes sociais é um potencial cliente e divulgador de sua marca. Por fim, não esqueça dos horários estratégicos para postagens, como um pouco antes do almoço e jantar.

3. Incentive seus clientes a serem divulgadores do seu negócio

Estimule seus clientes a deixarem comentários e depoimentos sobre a experiência com o seu restaurante. Isso comprova a qualidade do seu negócio e convida novos públicos a virem experimentar o seu cardápio.

Uma estratégia para isso é criar promoções que incentivem os seus clientes a compartilharem fotos e comentários sobre os seus pratos.

Outra dica é orientar o entregador do delivery a comentar com o cliente para deixar uma nota alta e um comentário sobre a refeição entregue.

4. Você já está no Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que posiciona melhor as empresas cadastradas nele nas buscas realizadas no Google. Ou seja, quando uma pessoa procurar por “comida japonesa” no Google, ele irá indicar os restaurantes orientais mais próximos de onde ela está.

Além disso, ela irá ficar por dentro do cardápio, através das fotos, bem como do horário de funcionamento e formas de delivery.

O cadastro é simples, basta acessar o Google Meu Negócio, preencher com os dados do restaurante, manter boas fotos do cardápio e pronto!

Estimule também as pessoas a deixarem um comentário positivo no seu perfil do Google Meu Negócio.

5. Identifique qual o diferencial do seu restaurante

Todo negócio de sucesso possui algo que o torna único e diferenciado diante da concorrência. Sabe aqueles dois negócios que vendem a mesma coisa, são vizinhos, e um vive cheio e outro não? É o diferencial que torna um mais cheio que o outro.

Exemplos: a comida é totalmente orgânica e livre de qualquer agrotóxico; cardápio feito por um chef renomado; você tem um drink que pega fogo; existe um prato que leva o nome de uma personalidade local importante ou ponto da cidade; você tem um prato exclusivo e que só você oferece na região.

Explore bastante também esses diferenciais e abuse na divulgação. Se o exemplo for do drink que pega fogo, faça vídeos e poste com frequência esse diferencial.

6. Entenda o seu público

Tudo bem que os gestores e colaboradores do restaurante entendem do negócio onde trabalham. Mas ninguém entende mais ainda que os clientes. São suas opiniões que mostram quais são os seus pontos fortes e os pontos a serem melhorados.

Os pontos fortes são um sinal do diferencial. Já os pontos a serem melhorados são uma oportunidade de se reinventar, ajustar e melhorar os resultados do seu restaurante.

Ouvir o cliente costuma também aumentar a sua fidelização. Ele passa a se sentir importante e acolhido. Assim, ele não só continua a ser um consumidor frequente do seu negócio, como passa também a recomendar para outras pessoas.

Invista no pós-venda. Ligue para o cliente, envie uma mensagem ou converse com ele pessoalmente após a sua refeição. Pergunte o que ele gostou, o que não gostou e o que ele sente falta.

7. Implemente o delivery

Em tempos de pandemia e muitas pessoas em casa, o delivery não se tornou uma alternativa, mas quase que uma obrigatoriedade à sobrevivência da crise.

Antes de tudo compreenda que a experiência com a entrega é totalmente diferente da presencial. É preciso ter noção dos custos com embalagens, entregas e taxas de aplicativos.

Além disso, é preciso montar a estratégia correta de entrega e funcionamento. A entrega será feita por funcionário próprio ou pelos entregadores do aplicativo? O horário de funcionamento do delivery será o mesmo do restaurante ou terá um horário estendido? Terá de aumentar o seu estoque ou a produção?

Trace um planejamento estratégico e vá testando e ajustando conforme sentir que algo precisa ser alterado. Avalie também a forma de delivery se será aplicativo próprio ou aplicativos de terceiros. Pode até ser mais de um, desde que atenda às suas metas e objetivos.

Confira alguns fatores que devem ser considerados na escolha do aplicativo de delivery:

  • Dê preferência aos aplicativos mais utilizados na região em que você atende. As chances de chegar a mais pessoas será maior.
  • Avalie as taxas cobradas pelo aplicativo e analise junto à precificação do seu cardápio.
  • Converse com a administração do aplicativo sobre quais os formatos de divulgação que podem auxiliar na promoção e destacar do seu negócio dentro dele.
  • Lance promoções exclusivas para o delivery e negocie com a administração do aplicativo se pode haver uma participação ou parceria nessas promoções.

Ao implementar o delivery não esqueça de manter todos os seus dados e fotos atualizados no aplicativo. Além disso, divulgue constantemente em suas redes sociais e site, sobre o serviço de delivery, com horários de funcionamento e link direto para os pedidos.

Quer ajuda para divulgar o seu restaurante e aplicar essas dicas acima com mais facilidade? A Itweb Publicidade pode te ajudar nisso, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em fazer parte do sucesso do seu negócio.

2 respostas a “7 dicas para divulgar o seu restaurante e superar a crise”

  • 29 de abril de 2021 at 15:21

    Showwww top demais

  • Ingrid Maria sushi
    2 de maio de 2021 at 15:48

    Gostei das dicas obrigada pelas ideias !
    Vamos entrar em contato pra saber mais sobre os pacotes da itweb

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